Limpeza de piscina em casa

por 17 de janeiro de 2020Dicas da Sol, Reformas e Manutenção

O verão está aí e trouxe com ele as altas temperaturas! Durante este período, o que não falta é aquela vontade de se refrescar em uma piscina, não é mesmo? E com isso, surge também aquele desejo de ter uma piscina em casa. Mas você já parou para pensar que, além do investimento, é preciso ter cuidados frequentes para que a piscina possa ser utilizada? Pensando nisso, nós preparamos uma matéria sobre como realizar a manutenção de uma piscina. Confira:

Cuide da área externa:

Você pode começar toda a limpeza por aqui. É preciso manter o entorno da piscina sempre limpo. Elimine a sujeira do piso e mantenha o jardim bem cuidado, para que o vento não leve folhas, flores, galhos e ouras sujeiras para dentro da água. Também é importante escolher bem as plantas que ficarão ao redor da piscina, o ideal é optar por aquelas que não soltem tantas folhas ou flores.

Mantenha a piscina coberta:

As lonas e decks são opções interessantes para evitar que sujeiras trazidas pelo vento acabem parando dentro da piscina.

Instale uma ducha:

Essa dica é de ouro. Um banho antes de entrar na piscina ajuda a manter a limpeza, porque elimina resíduos que podem parar dentro da água, como suor, cremes hidratantes, maquiagem e outros. Isso ajudará a eliminar a oleosidade e a formação de crostas de sujeira nas bordas.

Limpe a superfície:

O ideal é retirar, todos os dias, resíduos que ficam em cima da água como folhas e outros, pois isso evitará a reação com o cloro e, ainda, que esses resíduos fiquem no fundo da piscina.

Use o cloro corretamente:

O cloro é responsável por manter a água da piscina saudável, eliminando micro-organismos perigosos para a saúde e outros. O tipo de cloro e quantidades a serem utilizadas dependem da situação em que a água da piscina se encontra. Você pode usar um kit específico para fazer a medição do cloro e o recomendável é estar entre 1 e 3 ppm (partes por milhão). Lembrando que o cloro evapora, então é sempre necessário estar de olho.

Faça o controle do pH e da Alcalinidade

Para manter a água saudável é necessário que os níveis de pH e alcalinidade estejam controlados. O pH deve estar entre 7,2 e 7,6; e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm. Quando o pH e a alcalinidade estão desregulados para menos ou mais do que o recomendado, o ideal é corrigir com um elevador ou redutor de pH. Quando não há esse controle, a água pode apresentar desequilíbrios causando incômodos na pele e nos olhos.

Use decantador e aspirador

O decantador é um produto que faz com que as partículas de sujeira fiquem mais pesadas. Ele separa essas partículas da água. Depois é só passar o aspirador de fundo para retirar a sujeira. É importante passar o aspirador bem devagar para não movimentar muito a água, evitando que as partículas se misturem de novo. O ideal é fazer esse processo uma vez por semana.

 

Limpe as paredes da piscina

Limpe as paredes e também as bordas, não esqueça nenhum pedacinho. Você deve fazer essa limpeza antes da decantação e da aspiração do fundo da piscina, assim a limpeza ficará totalmente completa.

A limpeza da água da piscina não é uma tarefa difícil, mas é um pouquinho trabalhosa. O ideal é ter esses cuidados com frequência, pois isso ajudará a economizar produtos de tratamento e evitará que a manutenção se torne cara.

Depois de todos esses cuidados, é só aproveitar a água e curtir o verão com a família e os amigos.

Faça um comentário