Vantagens de Alugar e Vender um Imóvel com a Imobiliária

Um proprietário pode ficar muito em dúvida do que fazer quando pretende vender um imóvel ou alugá-lo para outra pessoa, pois existem duas opções: fazer isso por conta própria ou contratar uma imobiliária que se responsabilize por esse processo. Existem algumas questões que devem ser levadas em consideração na hora de fazer essa escolha, bem como lembrar das vantagens inerentes à contratação de uma imobiliária.

A imobiliária na parte burocrática do negócio

Divulgação: As imobiliárias contam com sites, redes sociais e revistas, tanto específicas quanto aleatórias, para anunciar os imóveis. Isso atrai uma quantidade maior de possíveis compradores e quanto maior a procura, maiores as chances de vender o imóvel rapidamente. Um ponto positivo é que o interessado pode ir à imobiliária tirar dúvidas, ver fotos e fazer uma visita imediata ao imóvel. No caso do próprio proprietário tudo teria que ser marcado com muita antecedência reorganizando toda a agenda.

Compromisso: Outra vantagem é contar com o comprometimento, pois a imobiliária fica responsável por cuidar de todas as burocracias e cumprir prazos, assim você não precisa se preocupar com detalhes e datas.

Análise de documentos: A empresa também fica responsável pela análise dos documentos com a entrada de um novo inquilino ou na possibilidade de venda do imóvel. Eles possuem uma equipe jurídica que realiza o estudo e a elaboração de toda a documentação, bem como as exigências de cartórios e fóruns.

Imobiliária é intermediária na venda ou aluguel

Garantia de vistoria: Você não precisa se preocupar com a manutenção do apartamento. Em caso de locação do seu imóvel, a imobiliária garante que a casa ou apartamento se mantenha assim como foi deixada pelo proprietário, sendo que é a vistoria que dá essa garantia, pois o novo inquilino tem o dever de manter o imóvel intacto e realizar reparos quando foram de sua responsabilidade.

Cobrança: O proprietário também não precisa ficar preocupado com a cobrança dos aluguéis, pois a imobiliária tem a função de cuidar para que tudo seja feito conforme o combinado em contrato. Assim, o proprietário evita a dor de cabeça de ter que cobrar caso haja algum atraso do pagamento.

Impessoalidade: Esta é uma vantagem que faz muitos proprietários contratarem imobiliárias.  Muitos inquilinos podem ligar frequentemente para tirar dúvidas ou relatar algum problema no imóvel e, com o intermédio da imobiliária, na maioria das vezes, tudo é resolvido entre eles, sem a necessidade de ser repassado ao proprietário.

Gostou dessas informações? Compartilhe!

Imagens:  Abril e Uol

Comments

comments

Faça um comentário