Guia Básico de Como Usar o FGTS para Comprar Imóvel

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi implementado pelo governo na tentativa de se criar uma reserva de dinheiro para o trabalhador de carteira assinada. Felizmente, o recurso tem ajudado inúmeras pessoas a conquistarem o sonho da casa própria, já que é possível usar o FGTS para comprar um imóvel.

Possui interesse na alternativa? Então, confira algumas informações sobre como ter acesso à essa opção.

comprar-imovel-fgts

Requisitos Básicos

Para a utilização do FGTS para comprar imóveis, são exigidos quatros requisitos principais. São eles:

– Contar com o total de, pelo menos, 3 anos de carteira assinada (não sendo necessário ser um período contínuo);

– Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do território brasileiro;

– Não ser proprietário, promitente comprador, cessionário ou usufrutuário de imóveis residenciais (seja na fase de construção ou já concluído);

– Trabalhar ou residir no mesmo município onde está localizado o imóvel que se deseja usar o FGTS para comprar (podendo ser na região metropolitana ou nos municípios limítrofes).

Documentos Necessários para Resgatar o FGTS

São necessários documentos capazes de comprovar o cumprimento dos requisitos básicos já listados e, ainda, arquivos que demonstrem a regularização do pretendido bem.

Para o comprador, portanto, é preciso apresentar: carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento, certidão de casamento (se houver), carteira de identidade e CPF.

Já relativo ao imóvel, deve-se reunir: certidão de matrícula e cópia do IPTU da casa ou apartamento em questão.

como-comprar-imovel-com-fgts

Como Funciona o Processo de Saque

O processo se inicia com a solicitação de saque – documentada e realizada pelo trabalhador ao seu agente financeiro. Em seguida, o agente comunica à Caixa Econômica Federal – responsável pela reunião dos fundos – à respeito da solicitação do recurso para a compra do imóvel.

Dando sequência ao processo, o fundo de garantia é liberado, normalmente, em 5 dias, sendo depositado diretamente na conta do vendedor do bem pretendido.

Os outros processos ligados à compra do imóvel, porém, como a aprovação do financiamento, podem ser demorados. Sendo assim, a negociação completa pode levar, em média, de 60 a 90 dias para ser concluída.

É válido constar ainda que a compra de imóvel com o recurso do FGTS pode também ser feita sem a intermediação da Caixa Econômica Federal. Ou seja, qualquer banco pode ser envolvido na aquisição do bem.

Imóveis que Podem ser Comprados com a Utilização do FGTS

Podem ser adquiridos apenas imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O valor da casa ou apartamento não pode ultrapassar o limite  de valor de avaliação estabelecido pelo SFH – cuja estimativa é feita por engenheiros credenciados pelo agente financeiro do comprador.

Além disso, essa casa ou apartamento deve se enquadrar como um imóvel urbano, do tipo residencial e destinado à moradia do trabalhador, não tendo sido objeto de operação com FGTS nos últimos três anos.

Aproveite e confira aqui algumas opções de imóveis à venda.

Imagens: financasfemininas / sputnik.

Comments

comments

Faça um comentário