Qual o Tipo de Piso Ideal Para Cada Ambiente?

Escolher os detalhes da casa ou do apartamento é uma tarefa difícil, pois normalmente são eles que fazem a diferença na decoração: a cor da parede, os móveis e os eletrodomésticos – dentre esses itens, a seleção dos pisos para casa também gera bastante dúvida. Existem vários tipos de pisos e cada cômodo pede um revestimento diferente. Fazendo a escolha certa, além de deixar o ambiente mais aconchegante, o trabalho na hora da limpeza será menor.

Para decidir os tipos de pisos a ser escolhidos para o seu lar, divida-o em 3 áreas, sendo elas: área íntima, área social e área molhada. Depois de fazer essa divisão fica mais fácil observar as características de cada ambiente – circulação de pessoas, calor, umidade e etc – e avaliar qual o melhor piso para cada cômodo.

Pisos aconchegantes para a área íntima

Área Íntima

Para os ambientes mais aconchegantes (quartos e corredor) – considerados área íntima – aposte em pisos mais quentes, como laminados de madeira e pisos vinílicos, pois são mais confortáveis para circular descalço. Os pisos vinílicos têm sido bastante usados, pois eles são práticos na instalação, fáceis de mudar de local, possuem alta resistência a circulação intensa de pessoas, são antialérgicos, absorvem ruídos e não mancham ou riscam com facilidade.

A área molhada pede piso resistente e fácil de limpar, como o porcelanato e o azulejo

Área Molhada

Banheiro, lavanderia e cozinha são consideradas áreas molhadas da casa. Por serem ambientes com grande circulação de pessoas – principalmente a cozinha e o banheiro – pedem pisos mais resistentes e fáceis de limpar, pois são espaços que sujam bastante. Os pisos frios, como porcelanato, granito, cerâmicas e pastilhas, são ideais para esses ambientes. Esses tipos de revestimentos possuem uma variedade enorme de formatos, cores e preços e podem ser molhados sem danificar.

O mármore também é uma opção bacana para esses ambientes, mas tem um custo mais elevado se comparado com as outras opções e é mais poroso do que o porcelanato, ou seja, pode manchar mais facilmente.

O porcelanato é o mais utilizado na área social

Área Social

A sala de estar, de jantar e tv são consideradas áreas sociais. Para esses cômodos, as opções são mais livres, podendo ser aplicado o porcelanato, a madeira, o laminado ou o piso vinílico. Mas, o mais utilizado nestes ambientes é o porcelanato, por ser resistente e de fácil limpeza. Uma dica para deixar o ambiente com porcelanato mais aconchegante é investir em tapetes e móveis de madeira.

Lembre-se: Pisos claros dão mais amplitude aos cômodos e locais com pouca luminosidade devem evitar os pisos escuros.

Pedras brutas são duradouras e antiderrapantes, ideias para áreas externas.

Extra: Ambientes Externos

A escolha do piso ideal para o quintal também é importante. Opte por pedras brutas, pois além de não esquentarem com o sol, elas são duradouras e antiderrapantes. A mais utilizada nesses ambientes né a pedra de São Tomé, também conhecida como mineira ou quartzito.

O clima da região também deve ser levado em conta na hora da escolha do piso. Em locaos mais quentes, os pisos frios são mais agradáveis no dia a dia. Não se esqueça de que o piso é o responsável por grande parte da aparência do ambiente. As opções e combinações são inúmeras e, fazendo a escolha ideal do seu piso, sua casa ficará linda, funcional e com a sua cara!

Gostou das dicas? Compartilhe com a gente qual será sua escolha e confira aqui mais dicas para decorar a sua casa!

Imagens: Pinterest

Comments

comments

Faça um comentário