Telhado Verde

por 14 de outubro de 2019Decoração e Paisagismo

Você já ouviu falar em telhado verde? Já imaginou ter um jardim no telhado ou até mesmo uma “pequena floresta”? Esse tipo de telhado consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje, telhas metálicas ou um telhado convencional. É uma solução em arquitetura, funcionando como isolante térmico, além de absorver água e radiação solar.

Os telhados verdes são uma opção para a gestão das águas pluviais nas áreas urbanas, porque retardam a drenagem pluvial, contribuindo para minimizar os efeitos de problemas como enchentes e saturação de galerias pluviais. Esses telhados funcionam como um isolante térmico tanto no frio quanto no calor e, com isso, ajudam a diminuir os gastos de energia com aquecimento ou refrigeração. Além disso, os telhados ainda podem reduzir a poluição sonora no interior da moradia.

Imagina só o impacto positivo que os telhados verdes podem gerar nas cidades em que há apenas concreto? A presença de áreas verdes pode diminuir a temperatura do calor armazenado nas edificações, além de contribuir para a captação de carbono e dos gases de efeitos estufa (resultantes da poluição).

Esses telhados são capazes de aproximar o homem dos ambientes verdes, gerar espaços mais bonitos e saudáveis, melhorar o microclima em volta da casa, melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse provocado pelo excesso de concreto.

É importante observar que a manutenção e a estrutura dos telhados verdes devem estar sempre sendo realizadas e que ainda há muito para ser discutido e desenvolvido nesse sentido. No mercado, existem kits prontos para o “teto verde” que armazenam a água da chuva e muito mais! Legal, não?

Você já se imaginou tendo um telhado verde em casa?

Comments

comments

Faça um comentário