Riscos do aluguel direto

por 22 de fevereiro de 2019Sem categoria

Aluguel direto pode ser definido como o ato de realizar a locação diretamente com o proprietário do imóvel, sem o intermédio de uma imobiliária. Parece uma maneira econômica e até mais fácil para fechar o negócio, porém pode resultar em prejuízos para ambos os lados.

Para mostrar como é importante fazer um bom negócio, vamos falar sobre alguns riscos do aluguel sem um contrato:

 

– Para o locatário:

Um dos riscos é o reajuste de preços sem que seja respeitado o intervalo de 12 em 12 meses. Num negócio sem contrato assinado, o valor do aluguel pode subir de surpresa, a critério do dono do imóvel. Essa é uma das situações desagradáveis do aluguel direto.

Há casos de proprietários que se aproveitam para cobrar outros valores inesperados que nem condizem com os deveres do inquilino. E taxas como o valor do IPTU podem surgir ao longo do tempo sem serem previamente combinadas.

Também não há garantia de que o locador irá se preocupar as suas obrigações, como entregar o imóvel em bom estado ao destinatário, se responsabilizar por problemas e defeitos anteriores ao ato de locação, pagar impostos, taxas e despesas extraordinárias de condomínio, como obras na estrutura integral do imóvel, pintura de fachadas e outros. Ou seja, sem contrato, o locador pode nem se preocupar com estadia do inquilino, com as condições do imóvel ou com os direitos de quem esteja morando no local.

 

– Para o locador:

O locador também corre riscos ao alugar o imóvel apenas com um aperto de mãos. Há casos extremos de inquilinos que vão embora sem avisar devendo água, luz, aluguel e ainda levam itens que não os pertencem. O resultado disso? O proprietário tem que arcar com todo o prejuízo!

Num aluguel sem contrato nunca é garantido que o inquilino irá pagar o aluguel e outras despesas no prazo correto, que usará o imóvel atendendo sua finalidade ou que o cuidará para entregá-lo em bom estado, da maneira que havia recebido. Imagina só que dor de cabeça ver o imóvel cheio de modificações sem ter dado autorização?

Por todos esses motivos, a opção mais segura para um aluguel é através de uma imobiliária, com contrato assinado e garantias para ambos os lados. Com o intermédio dela, os direitos e deveres do inquilino e do locador estarão seguros e o risco de se ter prejuízo no negócio é praticamente nulo. Num contrato adequado, os valores são combinados e acordados entre as partes no ato de contratação.

A Sol Imóveis está no mercado imobiliário há mais de 28 anos, possuindo experiência e responsabilidade no atendimento aos clientes. Com a imobiliária, o locador e o inquilino têm mais garantia e tranquilidade para fechar negócio.

Acesse este link e veja algumas das vantagens de se alugar com nossa imobiliária!

Comments

comments

Faça um comentário