Rejunte de casa desgastado. Como melhorar?

por 20 de setembro de 2019Dicas da Sol, Reformas e Manutenção

Quem tem azulejo na cozinha, no banheiro ou em outro cantinho de casa sabe os benefícios. É mais fácil para limpar e passa uma sensação gostosa de frescor, mas com o tempo o rejunte desgasta, acaba ficando rachado e, inclusive, com uma aparência encardida que denota falta de limpeza.

Se você lava, lava e lava o azulejo, mas o rejunte sempre parece sujo, essa matéria é pra você! Preparamos uma dica bem legal para você renovar o rejunte da sua casa e recuperar aquele ar de limpeza.

Renove o rejunte!

Para renovar o rejunte, o primeiro passo é remover todo o rejunte que está danificado. Isso pode ser feito com a ajuda de uma chave de fenda na diagonal, retirando aqueles pedacinhos que estão mais soltos ou rachados. A tarefa número dois é deixar a parede bem limpinha, em seguida, escolher a argamassa a ser usada e preparar a mistura segundo as instruções do fabricante.

Para realizar a aplicação, você pode usar uma espátula e espalhar a argamassa na junta do azulejo preenchendo todo o espaço. Depois, é só remover a argamassa que ficou no azulejo passando uma esponja úmida sobre a parede (sem apertar forte) e com cuidado para não estragar o rejunte. Finalize passando uma estopa seca no local. Para demarcar o rejunte, use um palito de churrasco e faça o friso das juntas. Após pouco mais de uma hora, você pode limpar a superfície com um pano limpo e atenção: só depois de dois dias lavar os azulejos.

E depois desse trabalho, o resultado será de uma parede com aquele visual novinho em folha! E nem é tão difícil assim, certo? Mas vamos aprender como lavar o rejunte da forma correta.

Limpando o rejunte

A dica número um para limpar o rejunte é evitar passar água sanitária e fórmulas à base de ácido. Neste caso, o menos é mais! Água e detergente já são ótimos aliados para deixar tudo em dia. *Dica de ouro: para remover o aspecto encardido e até mesmo retirar o mofo da sua parede, você pode usar vinagre branco. Isso mesmo! Você pode usar o vinagre puro ou misturá-lo a água, depois é só passar o líquido em cima do rejunte usando uma escova de dente. Por fim, é só passar água limpinha e aproveitar a parede renovada.

Comments

comments

Faça um comentário