7 Regras de Convivência para Manter a Harmonia e Viver Bem em Condomínio

por 28 de outubro de 2016Dicas da Sol

Viver em condomínio traz diversas facilidades e vantagens para o morador, como principalmente a segurança. Por outro lado, morar em um conjunto habitacional também significa saber lidar com indivíduos de personalidades, costumes e estilos de vida diferentes convivendo em um espaço comum, o que pode acarretar em conflitos.

Desse modo, normas de condomínio são estipuladas a fim de evitar desentendimentos entre os moradores. Além disso, existem algumas regras de convivência que podem colaborar para a harmonia do local e evitar brigas desnecessárias. Confira!

1. Informe-se Sobre as Normas do Condomínio

Se você é novo no condomínio, converse com o síndico e informe-se sobre a convenção e regulamento internos. Vale lembrar que as regras de convivência não podem ir contra a lei que rege os conjuntos habitacionais no país. Caso isso aconteça, procure um advogado e recorra à Justiça.

2. Respeite os Horários de Silêncio

Vizinhos incomodados pelo barulhoO desrespeito a essa regra de convivência é um dos principais motivos de desentendimento em condomínios, principalmente em edifícios. Portanto, fique atento ao horário estipulado e, por mais que você possua hábitos noturnos, respeite o tempo de descanso dos seus vizinhos.

3. Participe das Assembleias

É durante as assembleias que as regras de convivência e pautas de interesse comum são discutidas. Quem não comparece, perde a oportunidade de discutir e sugerir como devem ser as normas do condomínio.   

4. Seja Educado ao Utilizar a Garagem

Respeite a sua vaga e a dos outros moradores. Utilize somente luz baixa, respeite o limite de velocidade e não buzine. Se houver algum acidente e acabar encostando no carro ao lado, entre em contato com o vizinho para se desculpar e reparar o automóvel.   

5. Animais de Estimação

Cachorro segura coleira no apartamentoAnimais de pequeno e médio porte são permitidos por lei dentro da residência. Se o seu condomínio não for tão amigável com os pets, seja discreto e passeie com ele fora da área comum. Se puder utilizar o espaço comunitário, coloque a coleira e limpe qualquer sujeira que seu animal de estimação deixar pelo caminho.

6. Seja Gentil no Elevador

Cumprimente as pessoas e espere que elas saiam para, depois, entrar. Segurar a porta do elevador demonstra gentileza e contribui para a harmonia do ambiente.

7. Trate bem os Funcionários

Seja educado e cordial com os funcionários e lembre-se de que eles trabalham para o condomínio. Portanto, não peça para que ele/a execute serviços particulares para você.

Além disso, pequenas atitudes como colocar o lixo devidamente fechado e no lugar adequado e manter o respeito e a gentileza em áreas comuns, como a academia, piscina e salão de festas também fazem parte das pequenas regras de convivência que tornam o conjunto habitacional um local bem mais agradável para viver. Em Foz do Iguaçu, são várias as opções de condomínios com diferentes estilos e vantagens para morar.  

Você tem mais alguma dica para se viver bem em condomínio? Conte para gente!

Imagens: Condominio Deco, Bitcão.

Comments

comments

Faça um comentário