Orientação Solar: Qual a Sua Influência na Hora de Comprar um Imóvel?

Ao comprar um imóvel, são diversos os fatores que devem ser observados e analisados para chegar à conclusão de quanto vale o investimento. Um dos aspectos mais importantes a serem verificados é a posição do sol em relação à casa ou apartamento. Essa característica pode parecer pouco relevante, contudo, ela é fundamental para garantir o conforto no ambiente.

Então, como saber qual é a orientação solar ideal na hora de comprar um imóvel? Confira as dicas para descobrir!

Imóvel Face Norte

Sol entrando pela janela face norte
Por estarmos situados no hemisfério sul, os imóveis voltados para o norte são considerados mais vantajosos em relação à orientação solar. Isso se deve ao fato dessas residências receberem iluminação do sol em períodos estratégicos do dia.

Casas e apartamentos com face norte recebem a luz natural praticamente o dia inteiro durante o inverno, deixando o ambiente mais aquecido. No verão, por outro lado, as construções com essa característica são contempladas com os raios solares durante a manhã até o início da tarde, por volta das 15 horas. Dessa forma, os cômodos não ficam superaquecidos à noite, proporcionando ambientes mais agradáveis.  

Por isso, a face norte é mais valorizada ao comprar um imóvel, podendo elevar o preço em até 5%.

Casa ou Apartamento Face Sul

Ao contrário da face norte, os imóveis com orientação solar para a face sul recebem pouco sol no inverno e, no verão, somente durante as primeiras horas da manhã possuem iluminação natural. As consequências são cômodos escuros e frios. Além disso, a falta de luz e calor favorece o excesso de umidade e aparecimento de mofos. Por isso, fique atento ao comprar o imóvel.

No entanto, também é importante levar em consideração o clima da cidade. Para lugares com verão intenso, a face sul é uma boa alternativa, já que a menor incidência solar impede que o ambiente fique ainda mais quente.

Residências Face Leste ou Oeste

Casa com a iluminação natural do sol

Os imóveis faces leste e oeste possuem características semelhantes. Os dois recebem a incidência do sol durante um período do dia, sendo ambos boas alternativas. A orientação solar da face leste permite que a propriedade receba a iluminação no período matutino, enquanto os imóveis voltados à face oeste recebem a luz solar durante a tarde e, por isso, costumam ser um pouco mais quentes.

Dica Extra para Comprar um Imóvel

Além da orientação solar, outros fatores influenciam no valor do imóvel, como localização e segurança. É importante ainda ficar atento à posição da propriedade em relação a outras casas e prédios na região. De nada adianta pagar mais caro pela face norte se, em frente à ele, existe um edifício posicionado de forma que impeça a incidência dos raios solares.

Por isso, é essencial contar com a ajuda de uma boa imobiliária para não deixar que nenhum detalhe passe despercebido ao comprar o imóvel dos seus sonhos, garantindo um bom investimento.

Imagens: 4id Arquitetura, Astic

Comments

comments

Faça um comentário