Proteja-se dos Golpes do Mercado Imobiliário

Encontrar casas e apartamentos para alugar pode ser fácil, pois existem diversos meios de buscas por ambos. Mas, sem a mediação de uma boa imobiliária, é possível que aconteçam golpes e desentendimentos durante as negociações, já que fazer as transações diretamente com o proprietário pode ser bastante enganoso.

golpes-setor-imobiliario

Para ajudar você a se prevenir dos possíveis enganos do mercado imobiliário, separamos alguns dos principais golpes que existem atualmente. Confira:

Localização Falsa

Existem algumas “pegadinhas” que consistem em passar um endereço diferente do que consta no registro do imóvel na prefeitura, por exemplo. Por isso, é sempre importante conferir nos órgãos de confiança antes de efetuar a compra.

Imóvel do Casal

Um imóvel adquirido em nome de um casal, pertence – por lei – a ambas as partes. Sendo assim, nenhuma casa, apartamento ou lote pode ser vendido sem um acordo comum entre os cônjuges – isso pode ocorrer mediante a apresentação de documentos falsos, por exemplo. Em muitos casos a venda é anulada e o comprador corre o risco de perder todo o montante investido.

Documentação com “Nome Sujo”

Quando o proprietário do imóvel tem pendências a resolver com a documentação, é comum acontecer de passar o imóvel para o nome de alguém com “ficha limpa”, a fim de enganar o real comprador. Após este processo, a casa, apartamento ou terreno é vendido como se estivesse com a documentação toda legalizada. O comprador enganado também pode ter a compra revogada nesses casos.

Proprietário Viajando

Existem dois golpes tipicamente maliciosos envolvendo a viagem do proprietário. Em alguns casos o falso corretor utiliza a informação para pressionar o locatário ou comprador, informando que o proprietário está viajando e que os preços serão alterados para mais quando ele voltar. Outra armadilha é quando o corretor diz que o proprietário irá viajar e que as negociações precisam ser feitas antes de determinada data.

Em caso de preços baixos demais, desconfie!

Portaria

Talvez esse seja um dos golpes mais comuns, a ação “na portaria” consiste em: o corretor fraudulento encontra um anúncio de jornal que informa que as chaves do apartamento estão na portaria. Então ele passa no edifício, busca as chaves e leva os interessados para conhecer o local, se passando por consultor, efetuando uma venda falsa e sumindo após o pagamento.

Venda Múltipla

Há também alguns casos em que o falso corretor emite vários documentos de venda, fechando negociação com mais de um comprador. Nesses casos, de acordo com a lei, o verdadeiro dono do imóvel acaba sendo quem registrar o imóvel primeiro.

Compartilhe o texto com os amigos e evite enganações! Além disso, contrate uma boa imobiliária para ajudar na compra de um imóvel novo.

Imagem: Uol

Comments

comments

Faça um comentário