Reciclar e Decorar: 10 Itens Reaproveitados para Enfeitar sua Casa

Você já deve ter ouvido a frase “na natureza nada se perde, tudo se transforma”. A regra se mostra verdade quando o assunto é decoração com reciclagem.

Surgindo como um princípio da sustentabilidade, a proposta de reciclar e decorar pode ir muito além de objetos simples. Bastam alguns exemplos para provar que, através de itens reaproveitados, podem-se criar novos móveis e utensílios cheios de estilo e, até mesmo, muita classe. Confira e inspire-se!

  1. Pneu que Vira Caminha para Pet

caminha-pet

Um pneu, um travesseiro e, se desejar, um spray de tinta fosca já são suficientes para criar uma verdadeira caminha para seu pet. A ideia é simples: basta limpar o pneu e fazer um recorte na parte superior da borracha para acomodar o travesseiro. Você pode decorá-lo de acordo com o seu gosto pessoal e o que mais combina com seu animalzinho de estimação.

  1. Porta-lápis de Lata

porta-lapis-lata

A latinha que iria para o lixo, pode ser reaproveitada para armazenar objetos em escritórios, por exemplo. Podem ser usados materiais como papel contact ou tecidos (colados com cola quente), revestindo toda lata. O cuidado inclui apenas em remover a parte superior e cortante da latinha, ficando livre para reciclar e decorar o objeto.

  1. Porta que Vira Mesa

mesa-de-porta

Aquela porta antiga pode se tornar o tampão perfeito para uma nova mesa e, de quebra, provar que a decoração com reciclagem é capaz de se mostrar totalmente versátil. Dependendo do acabamento utilizado, a mesa pode variar entre o estilo rústico até o mais sofisticado – podendo contar com uma superfície de vidro, por cima da porta.

  1. Prateleiras de Escada

prateleira-escada

A vantagem dessa opção é que, quanto maior o número de escadas, maior pode ser sua nova prateleira. A ideia consiste em lixar a escada para remover possíveis farpas, pintar as áreas desejadas e completar o móvel com tábuas ou vidros, colocados nos degraus.

  1. Caixotes que Viram Estantes

estante-caixote

Entre tantas ideias de decoração, os caixotes de feira são facilmente customizáveis, podendo receber acabamentos com tecidos, papel contact e tinta. A dica é organizá-los de modo que fiquem próximos, formando uma espécie de estante. Os caixotes podem ser pendurados na parede, ajustados em cantos próximos a sofás ou, ainda, usados como porta sapatos, revisteiros e, até mesmo, como criado mudo – com rodinhas na parte inferior.

  1. Horta nas Latinhas

horta-latinhas

Os enlatados que antes não teriam mais serventia podem se tornar ótimos exemplos de reutilização. A proposta é criar uma mini hortinha, enchendo as latas com terra e as devidas sementes. Feito isso, pode-se incrementá-las com papel contact ou tinta spray e acomodá-las na cozinha ou sacada da residência.

  1. Geladeira que se transforma em armário

geladeira-armario

Não tenha medo de transformar sua antiga geladeira em uma espécie de armário. A mudança pode contar com ares de móveis vintage, reformando-a de forma que as prateleiras internas sejam utilizadas para acomodar objetos variados, entre eles, roupas, itens de decoração e livros.

  1. Castiçais de Garrafas

castiçal-garrafa

Ideal para valorizar o centro de mesa ou incrementar o ambiente para ocasiões especiais, o castiçal consiste no reaproveitamento de uma garrafa de vidro, que pode ser totalmente decorada com tinta spray, adesivo, glitter, entre outros detalhes. Aqui, pode-se ajustar a vela na boca da garrafa (parte externa) ou remover o fundo de vidro e posicionar a garrafa em cima da vela (parte interna).

  1. Pallets de Madeira Transformada em Sofá

sofá-pallets

Para a criação do sofá bastam alguns blocos de espuma, colchões e almofadas. O projeto consiste em acomodar os itens sobre os pallets utilizados, organizando-os do modo que a estrutura se torne mais confortável.

  1. Moldura que Vira Porta-Joias

porta-bijou-molduras

Antigos quadros ganham nova utilidade com apenas alguns ajustes. O porta joias se baseia no uso da estrutura de um quadro antigo, para acomodar colares, correntes e qualquer cordão ou acessório que possa ser pendurado ou fixado com clips, tachinhas ou alfinetes.

O que você achou dessas dicas? Aproveite e confira aqui outras dicas de decoração para sua casa!

Imagem: GShow, Odomah, Schiavinis, Carolineficker, Revistaqualimovel, Ynihobiler, Casa Aberta, B Bel, Follow the Colours, Eletrodoméstico Blog, Pinterest.

Comments

comments

Faça um comentário