Horta Vertical

por 26 de outubro de 2018Decoração e Paisagismo

Você mora em apartamento ou em uma casa sem jardim e já pensou em ter uma horta? Pois bem, preparamos algumas dicas para te ajudar! A solução ideal para driblar a falta de espaço é montar uma horta vertical.

Uma horta vertical pode ser montada em qualquer parede, desde que a fixação da estrutura esteja adequada. Alguns exemplos são na forma de estante – de madeira ou ferro – com prateleiras vazadas, inclinadas e que tenham uns 5 cm de distância da parede para permitir uma boa ventilação. A altura entre cada prateleira pode ser de 50 cm. E daí vai da criatividade do morador para colocar vasos plásticos, garrafas pet, embalagens de leite e outros.

Outra opção é usar uma treliça de alumínio, madeira ou ferro. E com ganchinhos é possível prender os vasos que ficarão suspensos. O ideal é montar a horta em um local que receba o sol da manhã e também ventilação.

Cultivo em vasos

Para que a sua horta dê bons frutos é necessário ter alguns cuidados com os vasos. A dica número um é escolher bem o tipo de vaso, por exemplo, se for de cerâmica ou de cimento será preciso impermeabilizar e deixar secar por uns dias. Também dê atenção a outros dois tópicos:

– Permita a drenagem correta colocando no fundo alguns pedacinhos de tijolos, telhas ou brita, além de acrescentar areia em cima.

– Prepare a terra com um composto orgânico como húmus de minhoca, adubo de animal (esterco) e um pouco de areia.

– E por último, saiba quais são as plantas com raízes curtas para serem plantadas nos vasos. Cebolinha, orégano, salsa e manjericão são alguns exemplos.

Seguindo esses passos você pode tornar a sua horta uma realidade e colher hortaliças ou temperos fresquinhos para colocar em suas receitas.

Comments

comments

Faça um comentário