Guia Básico de Utilização da Manta Asfáltica para Impermeabilização

A durabilidade de uma construção está diretamente ligada à sua impermeabilização, isso porque, se aplicado da forma correta, o produto tem a função de prolongar a vida útil do imóvel, evitando infiltrações. Com esse intuito, a manta asfáltica se destaca entre os materiais recomendados para proteger superfícies diversas, evitando danos causados por líquidos e gases.

Além de prevenir problemas estruturais ocasionados trincas no concreto, a opção ainda ajuda a impedir a proliferação de bolores e mofos, gerando mais comodidade e bem-estar ao ambiente.

Para saber mais sobre a impermeabilização com manta asfáltica, confira nosso guia e solucione dúvidas a respeito de itens como a reforma e construção do imóvel.

manta-asfaltica

 

O que é a manta asfáltica: entende-se como manta asfáltica um dos recursos utilizados em sistemas de impermeabilização. Trata-se de um material pré-fabricado à base de asfalto modificado com polímeros e estruturantes em poliéster ou polietileno. Por ser flexível, o produto é fornecido através de rolos que devem ser aplicados sobre as superfícies desejadas.

Tipos: as opções de mantas asfálticas são amplas, variando de acordo com sua especificação de uso. O produto atende a norma NBR 9952, sendo classificado em quatro categorias conforme índices de tração, alongamento, flexibilidade e espessura (sendo de 3mm, no mínimo). As mantas ainda diferem quanto ao tipo de acabamento, podendo ser de alumínio, polietileno, ardósia, entre outros.

Locais de aplicação: pode ser aplicada sobre diferentes superfícies, do cimento à madeira. Comparada a outros sistemas de impermeabilização, é especialmente indicada para estruturas sujeitas à grande movimentação.

Aplicação do produto: é indispensável contar com espaço adequado para a execução do trabalho. Sua aplicação é feita com o uso de maçarico e exige, além do total domínio da atividade, o uso de materiais de proteção individual (EPI). A área deve ser regularizada, com os devidos caimentos e não se pode caminhar sobre as mantas durante a aplicação.

Projeto de impermeabilização: primordial antes de qualquer decisão, o projeto da edificação deve ser criado por um profissional projetista ou arquiteto. O projeto é essencial para assegurar a eficácia do serviço, sendo responsável por especificar as áreas onde deve haver um sistema de impermeabilização, assim como o melhor sistema a ser usado. Vale ressaltar que a partir de um projeto bem elaborado, é possível evitar obras de correção posteriores – o que encarece, em muito, a execução total do serviço.

Como escolher os profissionais para aplicação: trata-se de um serviço que demanda mão de obra altamente especializada. A recomendação é buscar pelo maior número de informações e referências acerca das opções. Somado à competência técnica, há de se ficar atento a empresas que atendam às questões ambientais e de segurança do trabalhador.

Itens do contrato: no contrato de prestação de serviços devem-se constar itens como prazo de execução, garantias e termo de responsabilidade técnica.

Impermeabilização com manta asfáltica para telhado: a instalação pode ser realizada em telhados, em geral, assim como em calhas, canaletas e marquises. A alternativa – especialmente a manta de alumínio, age como um isolante térmico e acústico, moldando-se ao formato das telhas (sejam de barro, zinco, ecológicas, entre outros).

aplicacao-manta-asfaltica

Investimento: a manta se apresenta em formato de rolo, comumente encontrado na medida de 10m². O preço de cada rolo varia de acordo com marca e tipo de produto.

Rendimento: como média, pode-se considerar a estimativa de 1,15 m² de manta para cada metro quadrado.

Conclusão do serviço: terminada a aplicação, deve ser realizado o teste de estanqueidade, a fim de verificar possíveis infiltrações. Em muitos casos é depositada uma lâmina de água sobre a superfície, deixando-a no local por 72 horas.

Grande parte das falhas acontece ainda na fase de execução do trabalho, devido à mão de obra inexperiente. Por esse motivo é que se faz necessário destacar a importância da contratação de profissionais, realmente, comprometidos com suas tarefas.

Imagens: jjimpermeabilizacoesmayer / franciscobeltrao.pr.gov.

Comments

comments

Faça um comentário