Guia Prático Sobre Financiamento Imobiliário

por 8 de dezembro de 2017Mercado Imobiliário

O financiamento imobiliário é extremamente importante para quem procura conquistar o sonho da casa própria, pois ele é uma das opções de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros para comprar um imóvel.

Mas, você sabe realmente como ele funciona e qual a melhor opção para o seu bolso?

Pensando nisso, destacamos alguns pontos indispensáveis para quem pretende recorrer ao financiamento imobiliário. Neste post você vai encontrar:

  • Como funciona o financiamento imobiliário
  • Quais bancos oferecem o financiamento de imóveis
  • Tipos de financiamento imobiliário
  • Quais são as formas de pagamento do financiamento

Assim fica mais fácil escolher qual opção se encaixa melhor nas suas condições e, então, dar início à compra do seu imóvel. Confira!

Como Funciona o Financiamento Imobiliário?

O financiamento imobiliário nada mais é do que um empréstimo disponibilizado por um banco ou instituição financeiro para a compra de um imóvel.

Ou seja, ao comprar um apartamento ou uma casa, por exemplo, existe a possibilidade de financiar o pagamento do empreendimento. Você escolhe um banco de sua preferência, que irá pagar ao vendedor o valor do imóvel à vista. Então, você passa a dever esse valor ao banco, pagando mensalmente prestações preestabelecidas para devolver o dinheiro deste empréstimo.

Quais Bancos Oferecem o Financiamento Imobiliário?

Existem diversos bancos que oferecem o financiamento de imóveis, sendo que cada um deles possui suas próprias condições de pagamento, como taxas e juros. Outro ponto importante é saber qual porcentagem do valor do imóvel pode ser financiada.

Os principais bancos com essa facilidade são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander.

Apesar do financiamento da Caixa possuir uma das taxas mais baratas, a instituição reduziu a porcentagem de crédito disponível, empacando diversos financiamentos.

Tipos de Financiamento Imobiliário

Para quem pretende financiar um imóvel, é válido conhecer os tipos de financiamento disponíveis no mercado. Eles possuem importantes diferenças para quem quer conquistar o sonho da casa própria.

  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH): financiamento feito pelo Governo Federal, através do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos) e o FGTS. É um dos modelos mais utilizados no Brasil, com prazo de 35 anos para o pagamento da dívida e com taxas de juros de, no máximo, 12%.
  • Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI): também do Governo Federal, o recurso é utilizado como apoio ao SFH e possui menos restrições. Como não existe um valor máximo do imóvel e também não é necessário um limite da renda comprometida, os juros costumam ser mais altos.
  • Minha Casa Minha Vida: o programa de financiamento imobiliário mais conhecido do país foi criado com o foco em famílias de baixa renda. Ele possui 2 categorias: as que ganham até R$ 1.600 por mês e as que ganham até R$ 5.000 por mês.

Formas de Pagamento do Financiamento Imobiliário

Existem 3 formas de pagamento para quitar o financiamento de imóveis no Brasil: SAC, Sistema Price e SACRE.

  • Sistema de Amortizações Constantes (SAC): uma das formas mais populares, nesta opção o valor das parcelas vai diminuindo ao longo dos meses. Ou seja, as primeiras parcelas são maiores e vão diminuindo gradativamente;
  • Sistema Price: ao contrário do SAC, as primeiras parcelas desse financiamento são bem baixas, mas, com o passar do tempo, a tendência é aumentar o valor das futuras prestações;
  • Sistema de Amortização Crescente (SACRE): essa opção é uma mistura do Price com o SAC, mas, nesse caso, as parcelas tem um valor crescente no começo e depois começam a baixar.

O financiamento é um tema que quanto mais esclarecimentos sobre o assunto você tiver, melhor será para decidir sobre a opção de pagamento mais vantajosa para o seu bolso.

Por isso, a Sol Imóveis conta com uma equipe pronta para te atender e responder qualquer dúvida sobre assuntos imobiliários!

Possui mais alguma dúvida sobre financiamento de imóveis? Entre em contato com a gente!

Imagens: Exame, Realtor.com, Publicidade Imobiliária, ImproveMortgage.com.

Comments

comments

Faça um comentário