Como Economizar Dinheiro Para Comprar a Primeira Casa Própria em 4 Passos

Comprar um imóvel é um grande investimento e requer organização e planejamento. Quando se trata da primeira aquisição então, a situação é ainda mais cheia de expectativas e sonhos. No entanto, o maior desafio é mesmo a primeira parte de todo o processo: como economizar dinheiro para comprar a casa própria?  

Diante disso, separamos algumas dicas valiosas para te ajudar nesta importante etapa. Confira!

juros-casa-propria

1. Quitar as Dívidas

Para evitar o acúmulo de despesas, procure comprar somente quando possuir o valor integral do produto. Assim, organizando as contas e quitando as principais, é possível guardar dinheiro sem se preocupar com dívidas pendentes.

2. Reserva de Emergência

poupanca-emergencia

O ideal é que, além da poupança para a casa própria, seja feita uma para emergências. Assim, se surgirem gastos inesperados ou mesmo uma perda de emprego repentina, haverá uma reserva para cobrir os débitos por um período, sem comprometer a sua economia. É recomendado possuir um fundo equivalente a pelo menos três meses de despesas correntes. Desse modo, é possível evitar o uso de cartões de crédito ou empréstimos com altos juros, que acarretará em mais uma dívida.

3. Controlar e Reduzir os Gastos

Oito em cada dez brasileiros não controlam o valor total gasto mensalmente. Isso explica o alto índice de pessoas endividadas e a dificuldade que muitos possuem quando o assunto é economizar. Para guardar dinheiro é necessário saber quanto e em que o dinheiro está sendo gasto.

Existem várias formas de fazer o monitoramento, que vão desde o antigo caderninho até planilhas prontas na internet e aplicativos para celular, tornando ainda mais fácil contabilizar cada gasto. Com o controle das finanças, é hora de avaliar quais gastos são realmente necessários e quais são dispensáveis.

4. Fazer Investimentos

Money and plant.
Soluções como Poupança, Fundos de Investimento, títulos do Tesouro Direto, aplicações em Certificado de Depósito Bancário são opções para quem busca fazer algum tipo de investimento. É importante buscar orientações com especialistas para saber a melhor alternativa para o seu perfil e fazer o seu dinheiro crescer para deixar ainda mais próximo a realização do sonho da casa própria.  

Com o dinheiro em mãos, contar com uma consultoria imobiliária especializada como a Sol Imóveis – é fundamental para comprar a sua casa. A ajuda de um corretor experiente é essencial para garantir uma boa avaliação do imóvel e fazer um bom negócio.

Imagens: IA Bank, Quero Ficar Rico, Google Plus.

Comments

comments

Faça um comentário