Loteamento ou Condomínio? Saiba Como Escolher a Melhor Opção para Morar

por 12 de maio de 2017Mercado Imobiliário

Saber a diferença entre loteamento e condomínio pode ajudar você na hora de encontrar o lugar ideal para morar. Uma das maiores dúvidas é saber exatamente quais as diferenças entre esses empreendimentos.

Por mais que possuam características parecidas, as duas opções são bem distintas em alguns quesitos e, quando o assunto é comprar um imóvel, vale a pena descobrir qual é a melhor alternativa para você.

O loteamento consiste em adquirir apenas a área do lote em questão. Quando o loteamento é aprovado, todas as vias incluindo ruas, calçadas e áreas verdes, se tornam públicas. Logo, qualquer pessoa que quiser transitar por esses espaços pode ter acesso a eles, pois o sistema viário passa a ser público.

O que pode acontecer é o fechamento desse espaço para uso exclusivo dos proprietários dos lotes, mas isso é possível apenas com o consentimento do município.

Um diferencial dessa opção é que o proprietário do terreno tem como responsabilidade apenas o IPTU de seu lote, enquanto que, no condomínio, os moradores são responsáveis também pelo valor das áreas comuns.

Ao adquirir um imóvel em condomínio fechado, você está investindo em um empreendimento que engloba, além da área privativa, a área de uso comum, como ruas, espaços de lazer e zonas verdes.

Essa escolha garante um ambiente seguro para todos os proprietários, com monitoramento, vigilância, cerca elétrica, entre outros. Todos os ambientes do condomínio são exclusivos para uso dos moradores e convidados.

Outra característica dos condomínios fechados é que, geralmente, existem áreas próprias para crianças, sendo uma alternativa interessante para famílias que buscam opções de entretenimento para todos os integrantes.

Vantagens dos Empreendimentos

Loteamento

  • Ótimo custo-benefício;
  • Facilidade de venda, por ser uma opção mais em conta no mercado;
  • Alta valorização – com o passar dos anos os loteamentos são mais procurados;
  • Alternativas de uso – o espaço pode ser utilizado por empresas, casas ou até mesmo apartamentos.

Condomínio Fechado

  • Segurança com portaria 24h por dia;
  • Espaço de convívio exclusivo, podendo ser utilizado apenas por moradores e visitantes;
  • Privacidade;
  • Acesso restrito aos proprietários.

Para comprovar se um empreendimento é loteamento ou condomínio fechado, basta verificar o registro realizado no cartório e na prefeitura de sua cidade.

Agora que você já sabe a diferença entre condomínio e loteamento, escolha o que mais combina com o seu estilo de vida!

Imagens: YouTube, Divulgação.

Comments

comments

Faça um comentário