Conheça a Diferença entre Chácara, Sítio e Fazenda

por 17 de fevereiro de 2017Dicas da Sol

Comprar uma chácara é o sonho de diversas pessoas, seja para morar, passar momentos de lazer no final de semana ou para o cultivo de pequenas plantações. Mas, na hora de escolher, são várias opções com diferentes nomes e uma dúvida que aflige muitos compradores é: qual a diferença entre chácara e sítio? E a fazenda, também possui divergências?

Pensando nessa dificuldade para encontrar o terreno ideal, a Sol Imóveis decidiu esclarecer para você a diferença entre chácara, sítio e fazenda. Confira!

O Que é uma Chácara?

Ao comprar uma chácara, você está adquirindo um pedaço de terra relativamente pequeno, com no máximo 5 alqueires (aproximadamente 121 mil m²).

A maior parte dessas propriedades rurais abrigam uma casa ou construção e são comumente usadas com o propósito de recreação para passar os finais de semana. Nesse caso, podem ter piscinas e parquinho para as crianças, por exemplo.

Entretanto, não é incomum que o local possua um galpão para a criação de animais e um espaço reservado para o cultivo de frutas e legumes, principalmente quando o proprietário utiliza a fazenda para complementar a renda familiar.

O que é um Sítio?

A diferença entre chácara e sítio é que ele é uma propriedade rural maior que a chácara, mas ainda, não tão grande quanto a fazenda. Pode ter entre 5 e 40 alqueires (121 mil e 968 mil m², aproximadamente).

Não há muitas regras em relação à utilização do sítio. Mas, por se tratar de um espaço mais afastado, é comum que o dono opte por morar na cidade e utilizar o espaço nos finais de semana e férias – em geral são pessoas que buscam um contato maior com a natureza. Entretanto, pode ser utilizado para criação de animais e plantações mais modestas, para sustentar pequenas famílias rurais.

O que é uma Fazenda?

A fazenda é maior entre as propriedades rurais. Ela possui áreas superiores a 40 alqueires, ou seja, que ultrapassam os 968 mil m².

Devido ao seu tamanho, em geral, ela é utilizada para a prática da agricultura, piscicultura e pecuária em maiores escalas e destinadas ao comércio. Não é comum ser utilizada como forma de lazer.

É importante lembrar que as nomenclaturas podem variar de acordo com a região do país, surgindo nomes como roça, rancho, colônia e estância. Por isso, a diferença entre chácara, sítio e fazenda pode ser relativa em cada local.

Para não errar na hora de fazer a compra e garantir uma propriedade que atenda às suas necessidades, é fundamental procurar o auxílio de um corretor especializado. A Sol Imóveis possui várias opções bacanas de chácaras e fazendas para comprar.

Você sabia a diferença entre chácara, sítio e fazendo? Conte para gente!

Imagens: Sol Imóveis, Emam Empreendimentos.   

Comments

comments

Faça um comentário