5 Dicas Essenciais Para Manter a Casa Segura Durante a Viagem de Férias

Final de ano é tempo de descansar, aproveitar melhor a família e os amigos e, principalmente, fazer aquela viagem tão esperada. Entretanto, deixar a casa abandonada pode ser a oportunidade perfeita para criminosos que percebem a situação. Sem a presença de pessoas, a segurança residencial fica comprometida e é possível que o morador encontre surpresas desagradáveis na volta da viagem de férias.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas e ajudar a manter a casa segura no período em que estiver fora. Confira algumas dicas:

Mão protegendo casa em miniatura1. Sigilo Total

Contar para todo mundo que você fará uma viagem de férias e ficará vários dias fora pode ser uma informação valiosa para pessoas mal intencionadas. Conte somente para amigos próximos e evite divulgar nas redes sociais antes de voltar para a residência.

2. Tenha Uma Pessoa de Confiança

Para garantir uma casa segura em uma viagem longa, é interessante que de vez em quando seja vista alguma movimentação na residência, como um carro entrando na garagem e janelas abertas.

Deixe a chave da casa com uma pessoa de extrema confiança, além dos seus contatos e de algum parente próximo, para ser avisado caso ocorra algum imprevisto.

É ainda melhor se essa pessoa for um vizinho(a), pois estará todos os dias próximo da casa e poderá ajudar com mais frequência na segurança residencial, além de estar sempre de olho.

3. Não Deixe a Aparência da Casa Descuidada

Homem cortando grama da casa

Se a sua casa possui um jardim sempre bem cuidado, é interessante manter essa característica, para não denunciar a ausência de pessoas. Contrate alguém para cortar a grama e aparar as plantas. Outra dica é cuidar da piscina – mesmo que ela não fique exposta, fazer a limpeza regularmente pode evitar gastos e inconvenientes na volta.

Para manter a casa segura, também suspenda a entrega de revistas e jornais durante o período, ou peça para a pessoa de confiança recolher com frequência, sem que acumule na frente da residência.  

4. Utilize Temporizadores ou Aparelho de Fotocélula

A ausência ou presença permanente de luzes na casa mostra que não há pessoas circulando pelo ambiente. Adquira um temporizador para acender e apagar a iluminação nos momentos programados.

Outra dica é o aparelho de fotocélula, que liga ou desliga as lâmpadas de acordo com a iluminação natural.

5. Cuidados Dentro de Casa

Esvaziar as lixeiras antes de viajar

A segurança residencial também inclui cuidados para evitar a presença de inimigos, como insetos e o mau cheiro. Para isso, feche os ralos, tampe os vasos sanitários e garanta que as lixeiras fiquem vazias.

Não deixe alimentos perecíveis fora da geladeira e utilize tudo que tenha prazo de validade curto antes de fazer a viagem de férias, evitando que apodreçam dentro da geladeira. Feche os registros de água e gás para evitar vazamentos.

Com esses cuidados simples, é possível manter a casa segura e viajar sem preocupações!

Imagens: Ashton Media, Lowe’s, Infoskep

Comments

comments

Faça um comentário