Dia do Corretor de Imóveis

por 10 de agosto de 2018Sem categoria

O Dia Nacional do Corretor de Imóveis é comemorado em 27 de agosto. De forma bem simples, acredita-se que o corretor é aquele profissional que tem como função vender ou alugar imóveis.

Contudo, a profissão envolve bem mais que isso. Em sua rotina, o corretor observa cada detalhe do imóvel para melhor apresentá-lo ao interessado, fazendo praticamente um marketing do imóvel em questão, bem como do seu entorno. O corretor ainda procura oferecer as melhores vantagens para quem deseja efetuar uma compra ou aluguel e está sempre presente, seja antes, durante ou após a finalização de um processo.

Você já parou para se perguntar desde quando esses profissionais atuam no mercado? A profissão de corretor de imóveis surgiu por volta do século XX com a procura por casas nas cidades, que crescia devido ao surgimento das indústrias. E lá estavam os “intermediadores de negócios ou agentes imobiliários” divulgando as ofertas em cartazes nas ruas ou em estabelecimentos. Era realmente necessário ter alguém que pudesse intermediar e oferecer maior segurança para o processo de compra e venda que só aumentava.

A atividade foi evoluindo e ganhou força. Em 1937, foi realizado o reconhecimento do primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro e, em 1942, o Ministério do Trabalho, em sua Carta Sindical aderiu oficialmente o nome “corretor de imóveis”.

No mesmo ano, o Sindicato de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro, em conjunto com o Sindicato de Corretores de Imóveis de São Paulo, lançou o decálogo do corretor, que descrevia como deveria ser a conduta dos profissionais. Em 1950, as imobiliárias foram surgindo e com elas, o pedido pela regulamentação da profissão.

Dez anos depois, em 1962, foi criado o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI) e os Conselhos Regionais (CRECI´s).

Hoje o corretor de imóveis não mais se resume mais ao profissional que apenas faz a intermediação do processo. O mercado passou a exigir uma série de características e qualidades que escolas e universidades vieram para auxiliar a suprir.

Definindo em algumas palavras, o corretor de imóveis é o profissional capacitado em ajudar na realização de sonhos, não importando o tamanho de cada um deles.

Comments

comments

Faça um comentário