Comprar um Imóvel Pronto ou Construir: Qual a melhor Opção?

por 9 de fevereiro de 2018Dicas da Sol

Sair do aluguel e adquirir a casa própria é um momento tão sonhado na vida de muitas pessoas. Contudo, quando a hora de realizar este sonho chega, é comum surgirem dúvidas e inseguranças. Uma das mais recorrentes é: comprar um imóvel pronto ou construir uma casa do zero?

Se você está passando por essa fase, confira este post e saiba mais sobre cada uma das opções para te ajudar a tomar uma decisão com mais propriedade e confiança!  

Construir Casa do Zero

A construção de um imóvel possui diversos benefícios. Entre os principais e mais almejado por aqueles que desejam construir uma casa está a adequação perfeita aos gostos e necessidades da família.

Além disso, o proprietário acompanha toda a obra desde o seu início, tendo a certeza de que serão usados materiais de construção bons e de sua confiança, principalmente na estrutura do imóvel.

O preço também costuma ser um ponto positivo da construção, menor do que comprar um imóvel pronto.

Uma das escolhas mais importantes para construir uma casa é encontrar o terreno ideal. É preciso se atentar à localização, tamanho compatível com a construção e a inclinação, para evitar problemas com as chuvas, por exemplo.

Apesar de todas as vantagens, para construir uma casa é preciso levar em consideração o tempo até que a família possa se mudar para ela, além da possibilidade de imprevistos durante a construção, como a chuva que pode atrasar a obra.

Apesar de ser mais barato, o dono do imóvel a ser construído deve escolher bem os profissionais que construirão a casa, que devem ser experientes e de confiança, mesmo que custe um pouco a mais. Além disso, é preciso estar disposto a administrar a construção e lidar com algum eventual problema.

Para quem não possui o valor total da obra, conseguir financiamento também pode ser mais complicado. É necessária a apresentação de plantas e cronograma de construção, que deve ser seguido à risca.

Comprar Imóvel Pronto

Já entre as principais vantagens de comprar um imóvel pronto está a praticidade.

No caso do imóvel usado, por mais que sejam necessárias algumas reformas para ou consertar algum detalhe, o tempo de espera para se mudar é bem menor.

Por outro lado, será um pouco mais difícil encontrar o “imóvel dos sonhos”, que atenda perfeitamente às necessidades da sua família.

Outra opção é comprar um imóvel novo, pronto para morar. Dessa forma, o comprador garante uma residência em perfeito estado de conservação e sem a necessidade de manutenções ou reformas.

Além disso, o comprador não precisa se preocupar com a aquisição de materiais de construção e a contratação de profissionais.

Mas, por já estar pronto, o preço também acaba ficando um pouco maior do que construir: cerca de 30%.

Com certeza, ambas as opções tem seus prós e contras. Por isso, o que realmente importa é levar em consideração as necessidades do comprador, além de fatores como o tempo, valor e paciência.  

E você, acha mais vantajoso construir ou comprar o imóvel pronto? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Imagens: Domain, Interior Design.

Comments

comments

Faça um comentário