Dicas Para Comprar a Casa Própria em 2016

Mesmo com a situação econômica do país prejudicando um pouco os investimentos, driblar a dificuldade atual na venda de imóveis novos e seminovos pode ser uma oportunidade excelente para quem planeja comprar um imóvel em 2016.

planejamento-financeiro

Veja algumas dicas da Sol Imóveis e organize seus planos:

Planejamento Financeiro

A primeira regra é avaliar a sua situação financeira antes de sair à procura por um imóvel. Veja o quanto você pode investir na compra e lembre-se que o FGTS também poderá ser utilizado para este fim. O melhor é financiar o menor valor possível, pois a taxa de juros está muito alta e, segundo especialistas, a prestação do financiamento imobiliário não pode comprometer mais do que 25% da renda familiar.

Não se esqueça dos custos extras que podem surgir na hora da aquisição de um imóvel. Se você estiver buscando um apartamento, por exemplo, lembre-se de verificar o valor do condomínio para ver se ele cabe no seu orçamento mensal. Lembre-se, também, das despesas que envolvem uma transação imobiliária, como impostos e custos cartorários.

É importante que seu planejamento financeiro comece o quanto antes, isso te permitirá ter um valor maior para utilizar de entrada e pagar menos juros no financiamento. Dessa forma, o sonho da casa própria se concretiza, sem complicar o lado financeiro.

imoveis-2016

Passo-a-Passo Para a Aquisição de um Imóvel

1º: Faça sua pesquisa on-line. Acesse o site da Sol Imóveis e busque por imóveis que tenham as características que você deseja. Analise os valores dos imóveis dentro deste padrão e na região que você procura. Leve em conta também o desenvolvimento que pode ocorrer na região do imóvel desejado, como alteração do asfalto, zona comercial, construções e etc. Nessa fase, reúna o maior número de informações possíveis.

2º: Faça uma visita à região após pré-selecionar os imóveis que mais te interessam. Esta visita é importante para saber se a região realmente condiz com o que está na internet e assim, evitar futuros transtornos.

3º: Se depois da visita à região você ainda tiver interesse em alguns dos imóveis visitados, faça contato com a imobiliária ou o proprietário do imóvel e marque um dia para fazer uma visita ao local. Analise se as características do imóvel correspondem com as anunciadas e se atendem as suas necessidades. Faça também o máximo de perguntas possíveis sobre o imóvel.

4º: Depois de reunir todas as informações sobre os imóveis do seu interesse, é hora de analisar com calma todas as vantagens e desvantagens de cada um. Neste momento, pode ser interessante conversar com pessoas de sua confiança, para que elas possam te ajudar na escolha, pois às vezes outra pessoa pode enxergar algo que você deixou passar.

5º: Agora que você já escolheu o imóvel e negociou os valores, busque um advogado imobiliário, para que ele verifique a situação legal do imóvel – se não existe nenhuma pendência jurídica que possa ser um problema no futuro – e finalizar a compra.

Seguindo estes passos e fazendo o planejamento financeiro com antecedência, você estará pronto para fazer um excelente negócio na hora de adquirir a casa dos seus sonhos!

Imagens: Produzindo Eventos e Emílio Matos

Comments

comments

Faça um comentário