Como Montar uma Horta em Apartamento: Dicas Úteis Para Cultivar Hortaliças em Casa

por 20 de abril de 2017Dicas da Sol

Mesmo com pouco espaço, cultivar uma horta em apartamento não é uma tarefa impossível. Além disso, plantar hortaliças e temperos em casa pode ter diversas vantagens como uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos e maior estímulo ao consumo de verduras.

Pequenas plantas também auxiliam na melhora da qualidade do ar e diminuição da temperatura do ambiente. E de quebra, o apartamento ainda ganha uma decoração nova e, os moradores, um hobby que pode ajudar a combater o estresse do cotidiano.   

Pensando nos vários benefícios que as pequenas “plantinhas” podem trazer, preparamos algumas dicas úteis sobre como montar uma horta em apartamento. Confira!

Tipos de Horta em Apartamento

Horta Vertical

A horta vertical é uma das melhores soluções para plantar verduras em um espaço limitado. Ela pode ser pendurada ou fixada em estruturas verticais, sendo a parede o local mais comum para esta finalidade.

Existem diversas formas para construir uma horta vertical. A principal e mais fácil é utilizando um painel para jardim vertical, que pode ser encontrado em lojas especializadas. Esse item já vem pronto para sustentar os vasos com hortaliças.

Entretanto, se você integra o grupo do “faça você mesmo”, há uma infinidade de opções que só requerem um pouquinho de criatividade. É possível fazer a horta vertical com garrafas pet, caixotes, pallets, canos de PVC ou metal, por exemplo. Fica ainda mais econômico e original!

Horta em Prateleiras

Outra opção para quem não deseja utilizar a parede – ou não possui uma disponível para a horta vertical – são as prateleiras. Elas podem ser compradas prontas ou montadas em casa mesmo. Deixe a imaginação fluir, utilizando vasos, baldes, potes, louças, panelas, latas ou o que mais você possuir à disposição para montar a horta em apartamento.

Onde Fazer a sua Horta

Escolha um local que receba sol durante o dia, principalmente na parte da manhã, e com ventilação. O ambiente mais comum para a horta em apartamento é a sacada, que costuma possuir essas características. Entretanto, nada impede que as “plantinhas” enfeitem a sua sala de estar ou cozinha, desde que os ambientes sejam ventilados e com incidência solar.

O que Plantar na Horta em Apartamento

Como a horta em apartamento, em geral, dispõe de um espaço limitado, a dica é dar preferência a hortaliças com raízes curtas. Alguns exemplos são a alface, rúcula, couve-folha, orégano, coentro, cebolinha, salsa, sálvia, alecrim, hortelã ou manjericão.

Para os cuidados, a recomendação é que a horta em apartamento seja irrigada três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia ao passo que as plantas estiverem maiores.

O que você achou das dicas sobre como montar uma horta em apartamento? Deixe sua opinião nos comentários!

Imagens: Design Rulz, Pinterest, Decor Fácil

Comments

comments

Faça um comentário