Como encontrar o imóvel dos sonhos?

por 30 de maio de 2019Dicas da Sol

Escolher o imóvel perfeito para morar requer muita atenção, afinal é ali que você passará boa parte de seu tempo. Pesquisa e planejamento são pontos essenciais para realizar a busca da melhor forma possível. Mas e aí, você sabe como começar? Aqui nesta matéria, iremos te ajudar com algumas dicas para que tudo se torne mais fácil para você. Acompanhe!

Um dos primeiros passos é saber quanto você poderá gastar por mês com o novo imóvel. Isso inclui o valor do financiamento ou aluguel e também valores como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e condomínio, se houver.

Saber que tipo de imóvel você procura também ajuda bastante. Faça uma listinha especificando o que é mais importante, aquilo que não pode faltar na nova moradia. Exemplos: quantos cômodos quer, se precisará de vaga de garagem e quantas ou se deseja ter um amplo terreno para fazer um jardim, por exemplo. Sabendo exatamente o que você procura, ficará mais fácil para pesquisar, porém, nem sempre a gente encontra um imóvel com tudo que deseja e com o valor que sonhamos. Flexibilizar alguns pontos é uma dica.

A escolha do bairro é um dos pontos mais importantes na busca por um imóvel, pois a localização influencia em valores, comodidade, segurança e muito mais! Quando você procura um imóvel próximo ao Centro, tudo fica mais perto e mais rápido. Você também pode priorizar um bairro que fique perto do seu local de trabalho ou da escola de seus filhos, o que evitará ficar muito tempo no trânsito todos os dias. Não se esqueça de observar se a região possui boa infraestrutura, como iluminação pública, serviços e comércios próximos. E a última dica aqui é conhecer vários bairros, suas vantagens e problemas, para ter certeza da escolha realizada.

Ao pesquisar os bairros, avaliar a segurança da região também é importante. Para isso, você pode acompanhar as notícias para ver se nas redondezas há um grande índice de assaltos ou pode passear por lá em diferentes horários, inclusive à noite para verificar se é tranquilo, se existem pontos desertos que exigiriam atenção redobrada etc. Caso você decida morar em um condomínio, vale saber se há câmeras de segurança e controle de acesso.

Realize visitas ao imóvel e leve junto trena ou fita métrica. Isso é bastante importante para você medir os espaços e saber se os seus móveis irão caber na nova moradia ou então para comprar os móveis com mais assertividade. Fique ligado se o imóvel tem problemas na estrutura, como infiltração, e tenha a mesma atenção com a rede elétrica, pois problemas posteriores podem custar caro para serem resolvidos.

E por último, para facilitar a sua busca, procure seu imóvel em um canal de confiança e que possua várias opções em imóveis e formas de negociar.

Comments

comments

Faça um comentário