Como Economizar Água no Verão

por 3 de dezembro de 2018Sem categoria

Com a chegada do verão, sobem as temperaturas e também o consumo de água. Mas um pouco de consciência aliado ao uso de alguns equipamentos podem te ajudar a poupar esse recurso tão importante. E você ainda sai no lucro, pois consegue economizar no valor da conta de água. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você!

A maior quantidade de água consumida em casa é gasta no banheiro, seja com descargas ou banhos longos.

O chuveiro é um grande vilão, mas que pode ser vencido! Modelos atuais, um pouco mais modernos, têm o chamado redutor de vazão que permite uma economiza de até 50% de água. E as torneiras jamais podem ficar pingando. De pouco a pouco, todo dia, imagine só num mês o tamanho do desperdício indo direto para o ralo! A dica é utilizar torneiras com arejados, que evitam respingos e rendem uma economia de uns 50%.

E a mangueira então? Ela também é perigosa! Só mesmo uma lavadora de alta pressão para te ajudar a economizar até 80% de água e, de quebra, você ainda terá um resultado de ouro! É que a passagem de água de uma lavadora é bem menor que a da mangueira, o segredo da limpeza está na alta pressão, pois a pouca quantidade de água se torna um forte jato.

Vale lembrar que a lavadora de alta pressão também é uma excelente opção para lavar um veículo justamente por ter um ótimo resultado e por gastar uma quantidade mínima de água.

As máquinas para lavar louça também surpreendem economizando até 90% de água. Uma lavadora consome cerca de 15 litros, já o método manual 117 litros.

 

Conscientização

Esses equipamentos são extremamente importantes, mas você ainda pode evitar o desperdício – com muito mais sucesso –usando a água de maneira consciente.

Após a instalação do chuveiro com redutor de vazão, a dica é diminuir o tempo no banho lembrando-se sempre de desligar o chuveiro quando for se ensaboar ou lavar o cabelo. Depois ligue normalmente na hora do enxágue. E claro, evite banhos de banheira, que gastam uma enorme quantidade de água.

Para lavar a louça, caso você não tenha a máquina, a dica é clara: sempre feche a torneira enquanto estiver esfregando os utensílios como copos, pratos, panelas, talheres, enfim… Apenas abra a torneira para molhar e enxaguar a louça.

Desperdício de Água no Brasil

Segundo um relatório do Ministério das Cidades, no Brasil, cerca de 41% de toda a água tratada é desperdiçada, seja com o uso incorreto feito pela população, em indústrias, problemas como falhas técnicas em tubulações e sistemas públicos de distribuição ou desvios ilegais. E todos esses litros não aproveitados geram um prejuízo de bilhões.

O uso doméstico equivale a menos de 10% da água utilizada, por isso, é importante ressaltar que, além da comunidade, o Estado também deve adotar medidas para diminuir o desperdício de água, garantindo o seu uso sustentável.

 

 

Comments

comments

Faça um comentário