Saiba Como Calcular o Metro Quadrado de um Imóvel

por 22 de setembro de 2017Dicas da Sol

Uma dúvida muito frequente quando alguém precisa comprar ou alugar um imóvel é: como calcular o metro quadrado? A medida é extremamente importante e faz toda a diferença na decisão do cliente. Afinal, é dentro daquele espaço que sua vida acontece, com seus móveis, seus detalhes e sua presença.

Para esclarecer qualquer dúvida em relação a isso, separamos algumas dicas indispensáveis de como calcular o metro quadrado do imóvel. Assim, fica mais fácil decidir como decorar a sua casa e qual o tamanho específico de cada cômodo. Além do que, a fórmula para calcular é extremamente simples e não tem como esquecer. Confira!

Terreno: Como Calcular o Metro Quadrado?

Para medir o metro quadrado do terreno, basta descobrir qual o tamanho de seu comprimento e sua largura. Você pode calcular com base na medida de sua frente, mais conhecida como “testada”, e sua profundidade. O próximo passo é multiplicar um valor pelo outro e você chegará ao número final, com o metro quadrado de seu terreno.

Como Calcular o Metro Quadrado da Casa?

O mesmo cálculo pode ser usado para descobrir qual o metro quadrado de sua casa. Se ela tiver os lados proporcionais, isso facilita a conta, já que o princípio será o mesmo do terreno. Basta saber qual o comprimento e qual a largura, e multiplicar. O valor será o metro quadrado da construção de sua casa.

Apartamento: Como Calcular o Metro Quadrado?

O apartamento, assim como as casas que não tem medidas regulares, é um pouco mais complicado para calcular o metro quadrado. Você precisa descobrir quanto mede, precisamente, todos os cômodos do imóvel, incluindo corredores internos e garagem – se tiver. Após esse cálculo, some os valores e o número total será o metro quadrado da área privativa de seu apartamento.

Para calcular o metro quadrado da área total do apartamento você deve levar em conta a área comum do condomínio, as áreas privativas e a garagem. Sendo assim, a área total é a soma destes 3 itens.

Sobrado: Como Calcular o Metro Quadrado?

Para quem deseja saber o metro quadrado de um sobrado, o primeiro passo é medir sua frente ou largura e depois multiplicar pelo valor da profundidade. Basta fazer isso nos 2 andares do imóvel e somar o valor, o número total será o tamanho da área construída do sobrado.

Dica Extra

Existem imóveis que possuem algum tipo de construção no final do terreno, como churrasqueiras e edículas. Você só precisa medir o metro quadrado dessa outra parte e acrescentá-la ao valor total da área construída.

Gostou de descobrir como calcular o metro quadrado de um imóvel? Compartilhe com seus amigos!

Imagens: eHow Brasil, Casa e Festa, brewerhomeimprovements.com.

Comments

comments

Faça um comentário