3 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Alugar um Imóvel

Com tantas pessoas alugando imóveis, seja para morar ou para trabalhar, parece fácil e descomplicado. Mas a realidade não é bem assim. Para não correr o risco de perder o lugar devido à falta de conhecimento ou à demora dos processos, confira abaixo os principais pontos que você precisa saber antes de alugar um imóvel.

1. O Fiador

Primeiramente, as imobiliárias pedirão a você um fiador. Esse fiador será o responsável por cobrir o aluguel caso você não pague e deverá ter algum bem, como um carro ou imóvel. Dependendo da imobiliária, as exigências podem variar um pouco, mas esse sistema é o mais utilizado.

Outra opção é a caução, onde você deposita um valor – 2 meses de aluguel, por exemplo – como garantia ao locador. Há também o título de capitalização oferecido por algumas imobiliárias. Nesse caso, o valor se aproxima de 10 aluguéis. Não é muito viável, pois nem sempre se tem esse valor em mãos, mas é uma opção se não quiser um fiador.

Uma alternativa ainda é o seguro-fiança. Com ele, você passa a ser intermediado por uma seguradora e não precisa depositar uma caução e nem depender de um fiador.

2. Documentação

Após escolher a melhor forma de alugar o seu imóvel, é necessário apresentar documentos pessoais e, principalmente, comprovante de renda para que o contrato seja feito. É importante analisar bem o contrato, pode inclusive contar com a ajuda de um advogado, pois é a sua garantia e a da imobiliária. Depois de o contrato assinado, o cartório deverá reconhecer firma.

A imobiliária enviará á você um outro documento constando tudo o que há no apartamento, até mesmo rachaduras, pisos quebrados etc. É importante atentar à isso para que na hora de devolver o imóvel não haja problemas posteriores, já que você tem que devolver do mesmo jeito que recebeu. Se achar que no relatório da imobiliária falta alguma coisa, pode anotar e enviar para o responsável.

3. Cancelamento de contrato

Se a saída for por vencimento de contrato, é necessário avisar a imobiliária com 30 dias de antecedência, além de devolver o apartamento do jeito que recebeu. Isso pode exigir a pintura das paredes. Mas se resolver sair antes do tempo previsto no contrato, geralmente há uma multa rescisória designada pela imobiliária e as regras de devolução são as mesmas.

Imagem: Cultura Mix

Comments

comments

Faça um comentário