Vai alugar um imóvel? Conheça a documentação necessária

A entrega dos documentos é a parte mais importante da negociação imobiliária. Para que a empresa aprove e você possa assinar o contrato, a documentação tem que estar completa e em dia. Mas, em meio a tantas informações, é comum confundir – e até desconhecer – alguns deles. Se está pensando em alugar um imóvel, a Sol Imóveis concede uma lista com os documentos exigidos e explica cada um deles, tanto para fiador quanto para pessoa física e jurídica.

Fiador

O fiador é a pessoa que se compromete a assumir os pagamentos do aluguel caso o contratante não o faça.Pessoas jurídicas não são aceitas como fiadores pela Sol Imóveis.

– Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Cópia da Carteira de Identidade e CPF (do casal, se for o caso);
– Comprovante de residência atual (conta de água ou luz);
– Comprovante de renda atualizado de no mínimo três vezes o valor do aluguel e os encargos (contracheque de salário, carteira profissional ou declaração do Imposto de Renda);
– Registro atualizado de imóveis (imóvel livre de qualquer ônus como hipoteca, alienação, financiamento etc.).

Pessoa Física

– Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Cópia da Carteira de Identidade e CPF (do casal);
– Comprovante de residência atual;
– Comprovante de renda atualizado de no mínimo três vezes o valor do aluguel e os encargos.
– Empregados: cópia da Carteira de Trabalho (foto, qualificação civil, contato de trabalho) ou os últimos três holerites.
– Autônomos e Empresários: DECORE (devidamente assinada por um contador que possua registro no CRC e firma conhecida), Carnê Leão ou DARF.

DECORE: É a comprovação de rendimentos informais de autônomos e pessoas jurídicas. A Declaração de Comprovante de Renda (DECORE) é emitida, geralmente, a profissionais autônomos que não possuem carteira assinada, ou seja, não possuem contracheque.

Carnê Leão: É o recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). Usualmente estão sujeitos a este tipo de recolhimento os autônomos e profissionais liberais.

DARF: É a sigla de Documento de Arrecadação de Receitas Federais, um documento da Secretaria da Receita Federal e do Ministério da Fazenda. É um boleto utilizado para o pagamento de tributos das empresas administrados pela Receita Federal brasileira.

alugar-imovel
Pessoa Jurídica

– Contrato Social e suas alterações;
– CPF e Carteira de Identidade dos representantes legais da empresa (sócios);
– Cartão CNPJ (documento onde constam todas as informações sobre a empresa);
– DECORE;
– Balanço e Balancete.

Balanço: Demonstração da posição econômica, contábil e financeira de uma entidade jurídica numa data estabelecida.

Balancete: Demonstração da situação econômica e patrimonial num determinado período.

Imagens: Pinterest

Comments

comments

Faça um comentário